Logos marcas K2on
Please reload

Posts Recentes

Sete cuidados antes de pegar a estrada

December 27, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

O futuro da iluminação: OLED

October 20, 2016

Você sabe o que é OLED?

Sabemos que a tecnologia LED revolucionou o mundo na última década. Ajudou a diminuir custos além de ser uma fonte luminosa que causa muito menos dano ao meio ambiente. Só nos Estados Unidos, a instalação de lâmpadas LED’s na moradia dos americanos passou de 77 milhões a 202 milhões em 2016.

Ao longo do tempo, vimos que a tendência de quase todas as tecnologias é ser cada vez mais benéfica a nós e ao planeta. E o mercado de iluminação não está fora disso, e essa tecnologia já existe. Seu nome é diodo emissor de luz orgânico (Organic Light emitting diodes). E ele utiliza da quase mesma tecnologia que estamos habituados com o LED.

 

 

OLED vs LED

O OLED emite luz através de correntes elétricas usando componentes orgânicos. Não emitem raios UV, enquanto o LED emite uma pequena parcela. Outra diferença está na forma do OLED; ele é feito de lâminas extremamente finas, o que possibilita ser adaptado em lugares que o LED não consegue.

A emissão de luz do OLED é uniforme, ao contrário do LED, que é concentrado. Para melhor entendimento, imagine a diferença entre um pincel e uma caneta.

 

OLED irá substituir o a tecnologia LED?

Não, a ideia do OLED é aumentar a gama de produtos ecológicos. Além disso, algumas limitações técnicas impedem que ela seja disponível no formato das lâmpadas convencionais. O OLED é um painel chapado, e aqui você pode ver uma aplicação da tecnologia.

Para complementar ainda, o OLED hoje é muito mais caro, tem uma vida útil e intensidade luminosa muito menor. Além disso a tecnologia ainda não está apta a emitir outras cores. Quando estamos falando de eficiência e longevidade, o LED ainda é a melhor opção.

 

Se o LED tem mais eficiência, onde vamos usar o OLED?

Essa tecnologia já é utilizada no mercado de televisores e celulares. A LG por exemplo usou do OLED para fazer uma televisão de 98’’ com resolução em 8K.

 

Porém para o mercado de iluminação ele tem como perspectiva ser usado onde o LED não consegue. O OLED consegue emitir uma luz suave, sem sombra e com brilho controlado, algo que o LED só alcança com difusores. Isso o torna uma boa escolha para iluminação de escritórios comerciais e escolas.

Quer saber tudo sobre o mercado de iluminação e receber mais materiais como esse? Assine nossa newsletter.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga