Logos marcas K2on

October 10, 2016

Please reload

Posts Recentes

Sete cuidados antes de pegar a estrada

December 27, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Sete cuidados antes de pegar a estrada

December 27, 2018

Aqui vão algumas dicas importantes para você que irá viajar de carro, são coisas simples mas que podem fazer toda a diferença, principalmente no seu bolso, além da sua segurança.

 

Então, vamos lá:

 

1- Óleo

 

É  de extrema importância a verificação do nível e da qualidade do óleo.  O ideal é fazer esse processo com o carro ainda frio, de preferência antes do primeiro uso no dia.

 

Retire a vareta do óleo e limpe-a para poder verificar corretamente o nível do óleo que deve estar entre as marcas "Mín" e "Máx", verifique também a viscosidade e a cor do óleo. O óleo ideal deve ser claro e fluido e não preto e gelatinoso.

 

2 - Freios

 

Um item interno extremamente importante é o fluído do freio, deve ser verificado frequentemente, pois seu uso contínuo faz com que o óleo se contamine pela degradação natural e pode ferver mais rápido prejudicando a sua ação.
 

Para saber quando realizar a troca do fluído de freio cheque o manual de seu veículo ou a cada 10.000KM. Fique de olho nas pastilhas e nos discos de freio, se as pastilhas estiverem abaixo da espessura mínima, as pastilhas e lonas de freio devem ser substituídas.

 

 

3- Bateria

 

A maioria das baterias vendidas atualmente são seladas e não exigem a adição da água e requer pouca manutenção. Porém, você ainda precisa tomar alguns cuidados para manter o bom funcionamento da mesma. Verificar se os terminais da bateria estão limpos e sem corrosão.

 

Uma maneira simples de limpá-los é usar uma escova de aço e água quente, faça isso com o carro desligado e com a bateria desconectada. 

 

Uma dica importante, antes de ligar o carro desligue tudo, dar a partida com equipamentos e acessórios acionados prejudica bastante a vida útil da bateria, desligue o farol, ar-condicionado etc.

 

 

 

4 - Filtro de Ar

 

Verificar o filtro de ar em seu carro é inevitável antes de fazer viagens longas. Verificar o filtro é bem simples, abra a tampa do recipiente e retire o filtro,  veja o quanto de poeira e sujeira o filtro tem recolhido.

 

Se ele ainda for majoritariamente branco, provavelmente está funcionando bem, mas se estiver preto ou marrom, é hora de substituir por um filtro novo.

 

 

5 - Água do radiador

 

O radiador é responsável por controlar a temperatura mínima e máxima de trabalho do motor. Por isso é importante garantir que ele esteja funcionando corretamente.

 

Primeiro de tudo certifique-se que o carro esteja frio e desligado.  Após isso, verifique a tampa do reservatório de água, ela deve ter sua vedação em perfeito estado e sempre deve estar bem fechada, cheque o nível de água pelo menos uma vez na semana, ela deve estar entre o "Mín"e o "Máx", no verão onde as temperaturas geralmente são mais altas o recomendado é aumentar a frequência desta vistoria.

 

 

6 - Lâmpadas e farol

 

O bom estado dos faróis e o bom funcionamento das lâmpadas é algo essencial para a segurança dos motoristas nas vias. Dirigir com o farol alto e/ou desregulado é considerado infração média com uma multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH, além de ofuscar e prejudicar os motoristas do sentido contrário pondo em risco a sua segurança.

 

Fique atento às lentes e sua vedação, a infiltração de água pode gerar sérios problemas elétricos e prejuízos ao seu carro, verifique todas as funções de iluminação como faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas.

 

7 - Pneus
 Verifique a pressão de cada pneu e compare com a medição indicada pelo fabricante. Além disso, verifique o desgaste de cada um dos pneus, confira se não estão carecas ou se um lado não está mais gasto do que o outro, pois isso pode significar falta de alinhamento.

 

Dirigir com os pneus carecas é uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH além de ser extremamente perigoso.

 

 Depois dessa manutenção preventiva realizada, pé na estrada.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga